Nossa História

  • Maio/1976

    Fundação do Centro Espirita Dr. Bezerra de Menezes de Santo André. Tudo começou na residência do casal Terezinha e Miguel de Jesus Sardano, que realizavam o culto do Evangelho no Lar. A reunião cresceu e acabou por reunir cerca de 30 pessoas, muitas das quais se tornaram sócios-fundadores da entidade, dia 24 de maio de 1976.

  • Outubro/1976

    O Centro passa a funcionar em um imóvel adquirido na rua Bela Vista, 125,  em Santo André. No mesmo ano, foi realizado o 1º Bazar Beneficente, na Chácara São Luiz, que contou com a presença do professor, médium e palestrante Divaldo Pereira Franco, onde se reuniram 3 mil pessoas. 

  • Março/1986

    Começaram as atividades da Creche/Berçário Amélia Rodrigues, como departamento do C.E.Bezerra de Menezes, com 10 crianças. O trabalho também se estendia às famílias e às gestantes.

  • Novembro/1992

    Por força de Lei, a Creche desvinculou-se do Centro, e passou a ter personalidade jurídica – Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues. A entidade localizada na Rua Tamarutaca, 190, Vila Guiomar, em Santo André, é desde então, o braço social do C.E.Bezerra de Menezes. 

  • 1994

    Realizado pela Distribuidora de Livros Bezerra de Menezes o “I Feirão do Livro Espírita Chico Xavier” ocorreu em 1994, visando prestar homenagem ao conhecido médium. O evento cresceu e transformou-se no Megafeirão do Livro Espirita. Sempre realizado nas instalações da Instituição Amélia Rodrigues, o Megafeirão reunia cerca de 4 mil pessoas, em dois dias de encontro, onde eram ofertados mais de 150 mil livros, 8 mil títulos, com descontos de até 70%. O evento alcançou status de “A Maior  e a Melhor Feira de Livros Espírita, Espiritualista e Autoajuda do Brasil”. A última edição, de número 25, ocorreu em abril de 2019.   

  • Novembro/1999

    Fundada a Editora Dr. Bezerra de Menezes (EBM) para melhor divulgar a Doutrina Espírita, meta principal do C.E.Bezerra de Menezes.

  • 2018

    A Editoria EBM e a Distribuidora de Livros EBM deixam de fazer parte das atividades do C.E.Bezerra de Menezes, passando para outro comando, mas preservando o compromisso de divulgar o ideal espírita.

  • Atualidade/Diretoria

    Hoje o C.E.Bezerra mantem-se fiel ao seu objetivo inicial que sempre foi  desenvolver a caridade em todas as suas formas, assistir às crianças carentes e às suas famílias, por meio das atividades realizadas pela Instituição Amélia Rodrigues, e divulgar a Doutrina Espírita.

    Diretoria  ------------
    Terezinha Sardano - Presidente 

    Baldir Padilha – 1º Vice Presidente

    Miguel Sardano – 2º Vice Presidente

    Vergilio Cordioli Filho – Tesoureiro Geral

    Ricardo Salvador Muraro Ribeiro – 1º Tesoureiro

    Edson Sardano - 2º Tesoureiro

    Helena D’arc –  Secretária Geral 

    Clovis Duarte da Silva – 1º Secretário

    Cleusa Maria Augusto da Silva - 2ª Secretária

    Conselho Fiscal

    Liliane Wolf Lebrão - 2ª Secretária

    Luís Claudio da Silva - Conselheiro

    Djair Souza Ribeiro - Conselheiro

    Juvenal Campos Colmanetti - Conselheiro

    Edgard Patrocínio Filho - Conselheiro