Qual é a rotina do Evangelho no Lar?

Prece de Abertura
É uma oração simples, feita de coração, ocasião em que conversamos com Jesus expondo nossos propósitos da realização do Evangelho, pedindo sua companhia e dos Mentores Espirituais, solicitando permissão para o estudo do Evangelho e pedindo forças para a nossa reforma íntima.
Finaliza-se esta prece com um ‘Pai-nosso’.

Leitura do Evangelho e Mensagens
Tanto na leitura do Evangelho quanto na leitura da mensagem o procedimento é o mesmo. Abre-se o livro ‘ao acaso’, pedindo auxílio do Plano Espiritual Maior. Qualquer membro da família poderá ler, devendo os demais prestar atenção. Em seguida à leitura, todos os presentes que desejarem, devem comentar sucintamente, em voz alta, o que entenderam do texto lido. O comentário da passagem lida não deverá tornar-se polêmico ou desviar-se do seu curso, a fim de que não se estabeleça conturbação vibratória. Note que O Evangelho Segundo o Espiritismo possui uma numeração ao lado de alguns parágrafos. O trecho a ser lido é aquele compreendido por um único número.

Vibrações
São doações de energia em favor de nossos irmãos através do pensamento. Um membro da família deverá falar em voz alta para que todos escutem e, mentalizando Jesus, vibrem. Entre um e outro item das vibrações deverá haver pausa para emissão de sentimentos de amor e fraternidade.

Podemos Vibrar:
Pela paz do mundo, por todos os trabalhadores do bem, pelo amparo aos pobres, pela harmonia nos lares desajustados, pela saúde dos enfermos, pela iluminação dos Espíritos sofredores, pela unificação das religiões, pelo desenvolvimento espiritual da juventude, por nossos familiares e amigos, pela confraternização com os nossos desafetos, por reerguimento dos decaídos, pela proteção aos velhos e crianças abandonados, pela reabilitação dos presidiários, por nós mesmos. Outros itens poderão ser incluídos.

Prece de Encerramento
É um agradecimento a Deus, a Jesus e aos Mentores pelos ensinamentos e bênçãos recebidos durante o Evangelho e pela colaboração e companhia diária.

Decálogo para Estudos Evangélicos
Peça a inspiração divina e escolha o tema evangélico destinado aos estudos e comentários da noite. Não fuja ao espírito do texto lido. Fale com naturalidade. Não critique, a fim de que a sua palavra posso construir para o bem. Não pronuncie palavras reprováveis ou inoportunas, suscetíveis de criar imagens mentais de tristeza, ironia, revolta ou desconfiança. Não faça leitura, em voz alta, além de cinco minutos, para não cansar os ouvintes. Converse ajudando aos companheiros, usando caridade e compreensão. Não faça comparações, a fim de que seu verbo não venha a ferir alguém. Guarde tolerância e ponderação. Não retenha indefinidamente a palavra; outros companheiros
falar na sementeira do bem.

André Luiz
(Página recebida pelo médium Francisco Cândido Xavier)