Biografia: Terezinha de Jesus Sardano

Nascida em 19 de Abril de 1934, em São Caetano do Sul, formou-se nos cursos de Administração Escolar no Instituto de Educação Américo Brasiliense e Curso de Pedagogia na Organização Mogiana de Ensino.

É presidente e fundadora da Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues, entidade sem fins lucrativos que há mais de 28 anos contribui para a melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes e seus familiares, provindos de comunidades de baixa renda no Município de Santo André.

Atualmente, atende a 214 crianças de 2ª a 6ª feira em programas socioeducativos, em período integral e parcial. As crianças recebem até cinco refeições diárias, atendimentos médico, odontológico e psicológico, entre outros, tudo gratuitamente.

Terezinha é também vice-presidente do Centro Espírita Dr. Bezerra de Menezes e faz parte, juntamente com seu esposo Miguel de Jesus Sardano, da fundação Grupo Fraternidade João Ramalho, em São Bernardo do Campo, do Grupo Espírita Joanna de Ângelis, em Santo André, e USE – União das Sociedades Espíritas de Santo André. Foi membro das seguintes entidades e autarquias: Federação das Entidades Assistenciais (presidente) e Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (membro).

No início da carreira profissional, Terezinha era funcionária pública do Estado, primeiramente como professora primária, aposentando-se como assistente de direção. No SESI (Serviço Social da Indústria) – SP começou na função de professora de ensino supletivo e aposentou-se como supervisora da Divisão de Educação coordenando diretamente a área com mais de 200 professores.